Home Técnica vocal Técnica Vocal: Aprenda o Jeito Certo de Estudar CANTO! [Aula]
Técnica Vocal: Aprenda o Jeito Certo de Estudar CANTO! [Aula]

Técnica Vocal: Aprenda o Jeito Certo de Estudar CANTO! [Aula]

0
0

Fala galera! Elizeu Cruz e estou aqui mais uma vez para passar algumas dicas de técnica vocal. Hoje nós estaremos falando sobre disciplina.

Você é disciplinado para estudar ou você tem dificuldade de manter o foco? Na hora que você pegar uma canção que tiver a vogal “i” você estudou, vogal “u” e você estudou, pode ter certeza que você irá chegar quenteee! A disciplina é algo importantíssimo para o músico de uma maneira geral, para o cantor é imprescindível, você precisa ter um ambiente de concentração, um ambiente onde você esteja 100% concentrado para estudar aquilo que você tem para estudar, seja a letra, seja o ritmo, seja entrosamento, você tem que ter um ambiente perfeito para que você não tenha distrações E nós sabemos hoje com o advento da era da informação nós temos aí as redes sociais que constantemente nos tiram de órbita Então quando você menos percebe você já está voando, você já saiu do assunto, você estava ali estudando de repente o celular tocou É importante antes que você deixe seu celular no modo avião pelo menos no momento em que você estiver estudando, se você estuda por exemplo uma técnica de apogiatura, de melisma, para você ter uma ideia quando eu comecei a estudar essas técnicas, de vibrato até o melisma, eu estudava entre 6 e 8 horas por dia É claro que na época que eu estudava alguns anos atrás a gente não tinha a distração da internet, mas eu procurava desligar o telefone, eu procurava me trancar no quarto e só sair de lá quando eu estivesse com o meu objetivo alcançado.

Então começava primeiro estudando os fundamentos Tudo aquilo que formos fazer, estudar os fundamentos Se é escalas você vai vai estudar um melisma, você tem que saber a escala que você vai estudar, para você não ficar copiando de um cantor É muito fácil você pegar um Leonardo Gonçalves, você pegar um cantor como Sérgio Saas, você pegar um cantor que você mais tem como referência e você estudar aquelas frases que vai fazer, estudar todas as técnicas que ele está cantando e aplicando naquela canção e você aplicar nessa canção Mas o duro é você fazer o que ele faz, tirar da mente a inspiração para colocá-las em prática na sua canção

Então para isso é necessário você estudar os fundamentos, conhecer as escala maior, escala menor, escala menor harmônica, escala pentatônica maior, pentatônica menor, saber fazer alteração de graus, você trabalhar intervalos e tudo isso são fundamentos para você praticar Tenha uma boa articulação para que quando você estiver falando as pessoas entendam o que você está falando, quando você estiver cantando que elas entendam, isso é uma boa dicção também a questão da postura, posição, você está na frente do espelho, você auto-observar, se auto-analisar, se auto-avaliar, para saber se realmente está de acordo a sua postura, tem gente que canta assim, imagine você cantando desse jeito Como que as pessoas vão querer ter essa proximidade com você, querer cantar a sua canção se você não está tendo essa interação com seu público? Então você está estudando em casa, tomar bastante cuidado com a questão dos desafios que são os sugadores de energia. O que vai estudar a nossa energia? Você está lá concentrados estudando de repente o seu celular toca. Você está lá concentrado estudando e de repente alguém te chama.

Então fechou a porta do seu quarto, você vai estudar até você alcançar aquele objetivo Uma coisa que eu sempre gosto de orientar os meus alunos e você ter uma sequência lógica de estudos, então você vai começar a estudar, claro você tem que começar pela afinação, tem que estar com uma respiração, utilizando o diafragma bem apoiado, depois você faz aquele aquecimento Depois de fazer o aquecimento, você vai começar a trabalhar a parte de ressonância que são as vogais, sempre estudando todas as vogais, é interessante que você entenda que quando a gente canta, nós cantamos a língua portuguesa então a necessidade de falar o “a”, mas também é necessário nós falamos o “ã’ As músicas, muitas delas tem um “♫ coração ♪” Então você tem o “ã” ali no meio, você tem o “e”, mas você também tem o “é”, você tem o “i”, depois você tem o “o”, mas você também tem o “ó” e o “u”

Então se você tem facilidade em uma vogal, pode ser que nem uma outra você tenha dificuldade Tudo que você for estudar, se é extensão vocal, se você está estudando, praticando a sua extensão vocal para você ultrapassar os seus limites, você chegou até um “Dó”, até “Ré”, até “Si”, até “Si Bemol”, é necessário que você fazendo esses estudos você tenha a consciência de que a necessidade de você estudar na vogal “a”, mas também na vogal “e”, “é”, porque pode ser que você está fazendo o exercício de tônica, segunda, terça, quarta, quinta, você chegou até o “Dó”, você chegou legal na vogal “a”, você vai fazer o “i” você não consegue E isso também se dá quando você vai cantar a canção, de repente no meio da canção tem uma vogal “i” lá no agudo, tem uma vogal “u” lá no agudo, logo você vai ter dificuldade Então estude todas Na hora que você pegar uma canção que tiver a vogal “i”, você estudou, vogal “u” e você estudou, pode ter certeza que você vai chegar quente, vai ter aquela vibração, você não vai ter insegurança para cantar.

Ok? Então todos esses estudos são necessários, mas lembre-se, mantenha o foco Outra coisa é alguém chegou para você bem na hora que você está estudando com um compromisso de última hora Fala: Cara eu não posso, eu preciso terminar essa minha meta de estudo, porque quanto mais você estudar, mais segurança vai te dar para a hora do ensaio e para a hora do ao vivo, para hora do valendo, a vera, então a necessidade disso Outra coisa que você tem que observar bastante: Hábitos Alimentares Não adianta nada você estudar muito bem, você ter uma alta performance em palco, você ter uma presença de palco maravilhosa e você ter péssimos hábitos alimentares.

Vai chegar na hora você vai cantar, imagina você comer uma comida que te fez muito mal Como vai ser a sua performance ao vivo? Vai ser péssimo Tem pessoas que cantam tendo refluxo, então há a necessidade do Cuidado com os hábitos alimentares Eu costumo dizer, tem pessoas que me perguntam: “Elizeu eu posso tomar água gelada? Elizeu eu posso tomar refrigerante? Posso tomar café? Posso comer chocolate? Posso comer uma fruta x uma fruta Y? Posso comer tal comida? Eu costumo dizer o seguinte: cada um de nós temos uma fisiologia peculiar, então se você toma café e o café te faz mal, não tome! Se você come chocolate e o chocolate te faz mal, não coma! Se você come banana, qualquer tipo de fruta que te fizer mal, evite quando você for cantar! Principalmente no dia, você vai ter uma apresentação à noite, você vai cantar, Sei lá 1, 2 horas, 40 minutos, meia hora, você sabe que durante aquele período você vai precisar estar com seu corpo em ordem, com a sua fisiologia funcionando perfeitamente, você tem um estado de atenção e você ter essa vibração para você cantar e expressar aquela sua verdade Então há necessidade sim, de um cuidado alimentar muito grande.

Ok? Se você gostou desse vídeo dê um like, se você quer acompanhar as nossas publicações, inscreva-se no nosso canal, compartilhe com seus amigos que com certeza alguém vai ter um bom aproveitamento de todo esse conteúdo Valeu galera, um grande abraço, tchau!