Home Técnica vocal O Melhor PASSO A PASSO para Cantar Bem (Anota aí)
O Melhor PASSO A PASSO para Cantar Bem (Anota aí)

O Melhor PASSO A PASSO para Cantar Bem (Anota aí)

0
0

Fala galera, Elizeu Cruz e eu estou aqui mais uma vez para passar para vocês algumas dicas sobre técnica vocal Sempre quando nós vamos falar sobre treinamento de técnica vocal, a base para tudo é a repetição.

Não há como nós termos um bom resultado, tanto de projeção, de afinação, de técnica de vibrato, de apogiatura, de improvisação, sem antes nós termos um bom preparo Você já ouviu falar da frase NO PAIN NO GAIN? Sem dor sem ganho? É sobre isso que nós vamos falar nas dicas de hoje [Música] Para alcançarmos resultados positivos, temos uma excelente apresentação, temos aquela vibração na hora de cantarmos, emitirmos o nosso som, há a necessidade de antes de chegarmos a um ensaio, nós termos a repetição como base de tudo que vamos fazer Em casa é onde nós cumprimos com a nossa lição, nós já ouvimos falar isso desde criança: “Lição de Casa tem que ser feita em casa” Então a sequência é: ensaio? Não A sequência é: AULA, ESTUDO, depois vem o ENSAIO e por último é que vem o PALCO.

Então essas são as três sequências lógicas não tem como eu chegar no ensaio se eu não estiver preparado né? Antes de eu ir ao ensaio, antes de eu chegar ao ensaio, eu preciso fazer a minha lição de casa Quais são as minhas lições? Primeiro eu tenho que decorar as canções. Uma dica muito importante que eu sempre falo para todos os meus alunos é que você não precisa ler a cópia, você tem vários recursos, claro, você pode colocar a cópia na sua frente, você pode colocar em um tablet, você pode colocar em um celular e você ler a canção Só que o problema é que desde casa, se você for fazer essa lição de casa de decorar a música lendo, você nunca vai aprender, você sempre estará escravo.

Eu posso ver de uma maneira geral, todas as vezes que um aluno meu, que algum cantor começa lendo aquela canção no celular, é impressionante, ele fica refém, ele fica escravo Então para você ter uma memória fotográfica a necessidade de você fazer esse exercício constante, sempre decore a letra não lendo, decore ouvindo porque aquilo vai ficar no seu subconsciente e de maneira nenhuma você vai esquecer E por qual parte eu começo? Claro, pela parte mais forte, comece pelo refrão! Todas as vezes que você tiver dificuldade em uma vogal, veja qual é a nota que você está tendo dificuldade e comece a treina-la em todas as vogais, tipo é aqui? [exemplo] você treina no “a” [exemplo] [exemplo] Você tem que estar 100% em todas as vogais Então a necessidade da repetição Você vai cantar aquele refrão? Cante uma, duas, três quatro, cinco, quantas vezes forem necessárias, até você decorar e estar com intimidade daquele refrão.

Depois que você tem um refrão decorado, cada palavra, cada frase, quando você tem um refrão completo, aí você vai para “parte A” e depois você vai para a “parte B” e a maioria das canções você tem a “parte C” Depois de decorado: “refrão”, “parte A”, “parte B” e “parte C”, canta aquela canção agora pensando um pouco na sua performance de palco, né? A posição das pernas, a posição da cabeça, a questão da projeção, como que você vai colocar, como que você vai projetar, emitir o seu som Tudo isso é muito importante, o sorriso, né? O Carisma, a vibração Então você começa a ver todo esse conjunto da obra e isso você faz como? Na frente do espelho Na frente do espelho é o melhor lugar.

Evite cantar no banheiro que rola aquela ressonância Tenta sempre em um quarto ou um local onde tem o mínimo de ressonância possível para você se ouvir bem e não ouvir aquela ressonância. Pronto! Você decorou a letra, sabe qual que é o ritmo, sabe a melodia, já se preparou na questão de posição, da presença de palco, alegria, a vibração? Vai para o ensaio Chegou no ensaio é importantíssimo que você trabalhe para o conjunto, você não é o protagonista sozinho, você precisa de uma banda, então para tudo o que você for fazer pense em equipe, pense em corpo, pense em grupo, a necessidade que você pensa em todos, então você tem que estar em pleno sincronismo com a bateria, com o teclado, com a guitarra, com o contra-baixo, se tiver metais, se tiver percussão, se tiver a sanfona, o que tiver de elemento musical, você tem que estar em pleno sincronismo Cantando, vibrando ali com a banda, sempre é interessante você sentir aquela canção, para que você passe para o público uma verdade.

Todo cantor ele tem que passar para o público verdade, se não o público não vai acreditar nele nunca Então a necessidade de você ter aquele sincronismo com a banda para que eles estejam com você, e você com eles, para que eles se sintam parte de um corpo, parte de uma estrutura e você também se sinta nisso, por que dura coisa é você chegar e você cantar, e com músicos que parece que você não conhece, que você não tem intimidade Então há a necessidade dessa interação entre você e a banda E aí ver o último passo que é a hora que você vai para o palco, que é a hora que você vai para o púlpito, que é a hora que você vai subir no palanque, que você vai subir naquele local onde você vai fazer apresentação, no palco de um teatro ou no anfiteatro, seja onde for, na hora que você subiu, quando você se lembra do conjunto de toda a obra você lá em casa fez a lição, depois você chegou no ensaio e teve toda aquela interação, você trabalhou com a banda, você está preparado, você tem uma presença de palco, qual que é o próximo fundamento? Qual que é a próxima técnica? É você estar em pleno contato com público Eu digo para as pessoas, às vezes tem algumas pessoas que me perguntam: “Elizeu mas eu tenho muita timidez para lidar com o público”.

Eu sempre falo o seguinte, olhe para as pessoas um palmo acima da cabeça, isso é muito interessante, por que parece que você está olhando bem no olho da pessoa e eu já fiz esse teste com vários alunos meus E eles falam assim: Elizeu, mas será que vai dar certo? Aí eu falo assim: ó, eu vou ficar aqui embaixo e vocês olham um palmo, quando eles olham um palmo acima da minha cabeça, parece que eles estão olhando direto nos meus olhos E é interessante você não manter simplesmente um foco, vai olhando para vários locais para que você tem essa interação com público e isso é só no começo, porque depois você vai, você vai ajustar o seu foco de visão e você vai passar a ter intimidade Quanto mais facilidade você tiver para olhar nos olhos das pessoas que estão te vendo, mais verdade você vai passar e o público vai te acompanhar também vai querer cantar com você, porque sabe que você está expressando uma verdade, você quer eles junto com você Automaticamente você ganhou toda a plateia.

Então esse é um excelente cantor, o cantor que pensa na lição de casa, o cantor que pensa no ensaio, na banda como um corpo e o cantor que pensa em tudo isso, mas também atrai o público pra si Esse cantor, é um cantor completo, porque a partir de então o conjunto da obra que é trazer o público para cantar a sua canção, ficou perfeito o conjunto da obra Você fazendo a lição, ensaiando com o grupo e levando para o público a sua música, isso vai passar para eles uma verdade, isso vai ter vibração e a resposta que você vai ter com certeza vai ser muito positiva de todo o seu público, você vai ganhando cada vez mais a confiança daqueles que são seus admiradores Valeu galera?! Se você gostou desse vídeos, indique para os seus amigos, dê um like aí, inscreva-se no nosso canal Se você ainda ficou com alguma dúvida, escreva no comentários e com certeza nos próximos vídeos nós estaremos respondendo às suas perguntas com ótimas dicas.

Está bom? Valeu galera , obrigado mais uma vez por você, obrigado pela sua audiência e estamos juntos.