Home Técnica vocal NUNCA mais Desafinar em público – Como cantar Afinado?
NUNCA mais Desafinar em público – Como cantar Afinado?

NUNCA mais Desafinar em público – Como cantar Afinado?

0
0
Rate this post

Fala galera! Elizeu Cruz Hoje eu quero dar uma dica muito especial para vocês, que é a questão da afinação, o medo

Será que eu sou afinado? Será que eu consigo cantar em público? E se eu cantar em público, será que eu vou afinar? Primeiro ponto eu vou escolher uma canção, eu vou cantar essa canção, eu tenho que saber se a minha tessitura, se a minha extensão vocal alcança para eu cantar aquela canção Se eu não alcançar eu vou diminuir o tom, ou aumentarei o tom que eu vou cantar O que é o tom? É a nota principal, a nota de base para tudo aquilo que eu vou cantar a partir de então Então, se a música está em “DÓ” e ela está muito aguda para mim, está muito forte cantando muito agressivo, eu preciso descer Então vou descer para “SÍ”, ou pra “LÁ”, ou pra “SOL”.

Então vou escolher uma tonalidade A partir de então, quem vai determinar se estou cantando afinado ou não? Claro, você precisa de um professor de técnica vocal Por isso que é tão importante você ir até um profissional que vai te dar o direcionamento para você saber se você está cantando afinado, e se você não está, quais são as técnicas necessárias, os exercícios necessários para que você possa ter uma alta performance, um bom aproveitamento e possa fazer um belo espetáculo em público Então você foi até esse professor, aprendeu, sabe qual é a tonalidade, e agora como cantar em público? Será que eu vou desafinar? Gente, primeiro ponto: vai cantar em público? Você precisa cantar primeiramente em um local onde não exista ninguém, com microfone ou sem microfone Se você for cantar à capela, ou se você for cantar com microfone, utilize microfone.

Chegar meia hora antes, começar a cantar para você sentir-se seguro, ou segura né Fazer uma filmagem para você saber como saber como é que está a sua postura, para verificar se o seu ajuste vocal, se a sua projeção vocal está adequada, e se você está de fato afinado Percebeu que está afinado, pede opinião de outra pessoa que possa estar junto com você para saber se de fato você está Isso vai te dar mais segurança quando o público chegar e você começar a cantar, você vai perceber que a tua segurança para cantar aquela canção, vai ser muito maior E como perder o medo? Claro, sempre cantar antes.

O ensaio, quanto mais você ensaiar, quanto mais decorar… Claro, não tem como você cantar uma canção sem decorar Então, decore a letra e ensaie bastante, esteja em sincronismo com a banda, ou com violão, ou piano, ou à capela Tem que haver um sincronismo entre você e tudo aquilo que você vai fazer Daí então, quando o público chegar você vai estar mais você vai se sentir mais seguro ou segura, para cantar aquela canção e com certeza será um espetáculo, tá bom? E aí galera, se você gostou desse vídeo, se inscreva no nosso canal, dá um like também Se você já se inscreveu, aperta o sininho, que sempre quando nós tivermos um novo vídeo, você já vai receber em primeira mão Ok? Se você conhece alguém que é desafinado, se está precisando de algumas dicas sobre afinação, indique o nosso vídeo, se você ainda tem alguma dúvida, se você ficou com alguma, seja ela de qual ordem for, coloca o comentário aqui em baixo, escreva o seu comentário, e estaremos lendo com todo o carinho, e vamos responder e fazer outros vídeos, para que você possa ter um ótimo aproveitamento. Valeu, um grande abraço.

Tchau, tchau!