Home Técnica vocal Exercícios para voz com INALADOR – Canto
Exercícios para voz com INALADOR – Canto

Exercícios para voz com INALADOR – Canto

0
0

Fala galera! Elizeu cruz Tudo bem com vocês? Estamos aqui para passar mais algumas dicas de voz para você

Amanheci com a voz zuada, meu Deus! Tenho uma apresentação hoje à tarde ou à noite o que eu devo fazer? Vocês vão assistir esse vídeo e vocês vão ver como estava minha voz anteriormente e o que o aquecimento juntamente com o inalador, com soro fisiológico, pode fazer com você Se você gostou desse vídeo já dá um like aí logo de cara Então acompanhe nosso vídeo aí =D Como você pode ver, hoje minha voz está bem debilitada, peguei uma dor de garganta muito forte por conta dessa mudança de clima e às vezes pode acontecer exatamente isso com você Então nessa ocasião eu quero passar algumas dicas para que se acontecer isso: acordei com a voz ruim, vou cantar hoje à noite ou à tarde, o que eu devo fazer? Essa é uma dúvida que na maioria das vezes o cantor ele acaba se tornando refém de uma condição climática, de uma fatalidade de você acordar com a voz não tão legal, às vezes o nervosismo, isso pode acontecer.

Então eu vou passar algumas dicas para vocês, práticas, hoje, de como deixar a voz legal mesmo ela estando debilitada por conta de uma gripe ou resfriado ou mesmo de uma inflamação na garganta Aqui está um inalador portátil Esse inalador é interessante porque ele é bem silencioso, então ele tem todas as condições para em qualquer lugar você poder fazer essa inalação Às vezes aqueles aparelhos maiores eles acabam incomodando, o barulho, enfim Esse aqui é bem silencioso, é bem interessante, é um inalador ultrassônico

Então eu vou passar alguns exercícios para você A gente liga ele aqui, começa a soltar esse arzinho É importante nós lembramos que a inalação por que que ela é importante? Porque ela vai fazer com que a nossa prega vocal esteja úmida, ela precisa ter essa umidade para trabalhar, do contrário ela estando ressecada, geralmente a dor de garganta pode acontecer com o tempo seco, uma mudança climática Então geralmente a prega vocal ela fica muito ressecada então nós utilizamos a inalação, mas claro que não podemos abrir mão da hidratação Então você tomar sucos leves, toma bastante água, isso vai facilitar o trabalho da retomada da recomposição da sua prega vocal, para você poder ter uma alta performance, poder cantar muito bem.

Depois de você ter tomado água, a hidratação, você vai utilizar esse aparelho Eu vou começar passando alguns exercício para você, claro, vamos começar aqui fazendo inalação Enquanto nós fazemos a inalação, claro que nós podemos fazer os exercícios de aquecimento vocal Então um exercício interessante… Vou até tirar o meu óculos aqui, porque ele vai ficar embaçando as minhas vistas Um exercício interessante, é nós fazermos aquele aquecimento, ou bilabial ou aquele aquecimento da língua.

Então vou fazer o bilabial que é aquele Então eu vou começar com ele numa nota grave Eu vou inspirar esse ar e fazer novamente.

Posso inspirar pelo nariz ou inspirar pela boca Fiz esse aquecimento Agora, um outro interessante para nós fazemos o aquecimento onde nós vamos fazer glissando, você vai subir na nota e descer Aquecimento na prática a gente A voz já vai começando a soltar e você vai começando a perceber uma transformação.

Usando o diafragma, aquecendo legal Você vai começando a perceber que aquela secreção vai sendo liberada Saimos de um tom grave, vamos para um tom médio Sem pressa, vamos tranquilamente fazendo o aquecimento Glissando ainda, vamos percebendo que a voz vai tendo um despreendimento.

Agora galera, nós vamos para uma região um pouco mais aguda Com o aquecimento já um pouco melhor Você vai perceber que a voz vai ter uma leve melhora, embora minha voz, minha prega vocal e as minhas vias aéreas ainda estejam bem congestionadas, já vai me facilitar essa questão de poder cantar Outro exercício interessante para nós fazermos, é o exercício de fazermos o zu zi zu zi sem tensionar essa região do pescoço, fazendo o mínimo de esforço nessa região Toma um pouquinho de água enquanto você está fazendo o exercício.

Depois de concluir esse exercício, você vai fazer o exercício de vogais, “a”, “e”, “é”, “i”, “o”, “ó”, “u”, “ã” Então, todas as vogais e todas as variações Nós temos aqui a vogal “a” e a variação do “a”, “ã” “e”, “é”, “i”, “o”, “ó”, e por último a vogal “u” Vamos pegar uma região mais do médio para o agudo.

Vamos fazer a vogar “a” Glissando também Quantas vezes eu posso fazer esses exercícios? Pode fazer uma, duas, três vezes para você estar bem liberado, para sua voz estar legal O ideal fazer pelo menos uma meia hora de aquecimento para sua voz ficar tinindo, legal Depois de fazer isso você percebe que por conta da inflamação da minha prega vocal, eu ainda estou com a voz meio debilitada, mas eu já consigo cantar uma canção.

O ideal é que você espere sua voz em recuperação, mas nem sempre temos esse período para nós recuperarmos, que tem o show, tem uma apresentação, enfim, e nós precisamos estar pronto A voz estando 100% aquecida você chegou até a região que você vai cantar, o ideal é isso, você não fazer um aquecimento só na região grave Então eu preciso chegar até o quarto lá, eu preciso chegar você vai até a nota mais aguda da sua extensão vocal que você vai chegar naquele musical, naquela apresentação, naquela ministração, enfim, o seu show Ok? Você estando habilitado, você pode cantar as canções, fazer sem o inalador por exemplo Dessa forma , está com a voz aquecida, você consegue cantar as canções que você precisa cantar.

Depois de concluído todos os exercícios, você pega o inalador e a voz ainda não melhorou, volta no inicio do vídeo e assiste tudo de novo, acompanhe nosso aquecimento vocal e vai fazendo ele quantas vezes forem necessárias, até que sua voz esteja 100% Claro que se sua voz ainda estiver debilitado, você ainda não estará 100% ainda, você vai precisar… porque em todo um contexto fisiológico e sua voz precisa de uma recuperação com o passar do tempo, tomando remédios prescritos por um médico que realmente tem a habilidade para te passar toda a medicação Ok? Se você quer continuar acompanhando todas as nossas dicas de voz, se inscreva no nosso canal, compartilhe com os seus amigos que com certeza essa dica vai ajudar alguém. Valeu galera, até a próxima! Um grande abraço.