O que causa a Rouquidão?

Rate this post

ROUQUIDÃO: O que é?

Rouquidão é definida como qualquer mudança no caráter vocal.

Ela pode ser:

Aguda de curta duração ou

Crônica de longa duração

Como ocorre?

As pregas vocais (cordas vocais) são músculos recobertos por mucosa em posição paralela uma em relação à outra. Estão localizados no interior da laringe (órgão que se localiza na região anterior do pescoço, acima da traqueia que expele o ar dos pulmões).

Sob o comando do cérebro, as pregas vocais juntam-se para estreitar a saída de ar dos pulmões. Esse estreitamento gera um fenômeno físico chamado “som” que, modulado, gera a voz. A voz, articulada, gera a palavra.

Qualquer edema (inchume) ou irregularidade na superfície de revestimento (mucosa) das pregas vocais leva a perturbação desse fenômeno físico. A falta de clareza (limpidez) do som é a rouquidão! Quais são as causas?

As causas agudas mais comuns são:

  • As gripes;
  • Resfriados;
  • após esforços vocais intensos (por edema, inchume das pregas vocais) e;
  • A angústia ou ansiedade (por atrapalhar o correto posicionamento das pregas vocais uma em relação à outra).Elas ficam afastadas gerando falha do fenômeno físico – som!

As causas mais comuns são:

  • tabagismo,
  • sinusites, pneumonias
  • alcoolismo,
  • refluxo gastroesofágico (por agressão crônica e edema das pregas vocais)
  • Hipotireoidismo,
  • Reumatismo
  • Cantar mal orientado, que pode levar a formação de nódulos, pólipos, lesões pré-cancerosas ou até o câncer das pregas vocais.
  • Alterações estruturais mínimas (defeitos no relevo das pregas vocais) podem levar à rouquidão crônica desde a infância ou após esforços vocais.

Como Proceder?

Hoje em dia existem maneiras tradicionais de amenizar este problema, ou seja, o uso de remédio caseiros em alguns casos podem ser considerado como forma de tratamento.

O uso de mel com gengibre, chás ou até mesmo com o descanso da voz, podem fazer com que a rouquidão desapareça, no entanto é necessário estar sempre atento.

O correto é estar sempre observando, pois caso a pessoa obtenha este sintoma por mais de dez dias é necessário que ela busque um profissional otorrinolaringologista para que este faça um exame de suas cordas vocais.

Assim a melhor maneira de cuidar da rouquidão é com o auxílio de fonoterapia, o que em muitos casos é fundamental.
Ainda é preciso fazer exames a fundo, pois caso seja comprovado que o paciente possui câncer na laringe é preciso iniciar um tratamento rapidamente.

De certa forma a busca por um profissional é a melhor maneira de ter diagnósticos mais precisos em relação a este problema, portanto qualquer alteração que a pessoa venha a sofrer na voz é preciso ir à busca de um médico.

A pessoa acometida de rouquidão por mais de dez dias deve procurar um otorrinolaringologista para uma consulta e um exame visual das pregas vocais.

O tratamento específico é a melhor solução e o auxílio de fonoterapia (com fonoaudióloga) é, por vezes, fundamental.

Caso seja comprovado o câncer na laringe, o melhor resultado é aquele que houver sido diagnosticado mais precocemente. As vezes, estes tumores têm milimetros de extensão!

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

rouquid%C3%A3o O que causa a Rouquidão?

*

Veja este quadro informativo ampliado: » Clique aqui  «